Significado do Brasão

Estado do Rio Grande do Sul – PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO SALLei 016/89

INSTITUI O BRASÃO DE ARMAS A BANDEIRA MUNICIPAL COM SIMBOLOS OFICIAIS DO MUNICIPIO DE ARROIO DO SAL E DA OUTROS PROVIDÊNCIAS.

JOSÉ CARDOSO DE VARGAS, Prefeito Municipal de Arroio do sal, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
Art. 01 –Instituir o Brasão de Armas a a Bandeira Municipal.
I- O Brasão de Armas terá as seguintes características :
a) O escudo em contorno PRETO medindo 70 cm de largura por 70cm de comprimento.
b) A parte interior do escudo dividido em seis compartimentos, sendo o superior, com vista do sol, em cor AMARELA visível da zona urbana da cidade que olha para o nascente espargindo seus raios sobre o mar em cor AZUL. Na parte inferior ao lado do arroio em cor AZUL um Munícipe em PRETO E BRANCO fazendo sasl em um recipiente sobre fogo nas cores PRETO e BRANCO. Compartimento este que demonstra a origem do nome do MUNICÍPIO.
c) A ponta direita superior da estrela retrata o mar em cor azul com um pescador em PRETO E BRANCO lançando a sua tarrafa em contornos PRETO e BRANCO no Mar em cor AZUL. Este compartimento representa a pesca abundante em nosso Litoral.
d) A ponta direita inferior da estrela pintada em cor VERDE, retrata a nossa agropecuária trazendo em seu interior um bovino e um gaúcho à cavalo, nas cores PRETO E BRANCOI, retratando o nosso amor pela tradição.
e) A ponta esquerda inferior nas cores PRETO, AMARELO e VERMELHO retrata a nossa construção civil, trazendo em seu interior um Munícipe levantando uma parede de tijolos.
f) A ponta esquerda superior nas cores PRETO, AZUL e VERMELHO contém em seu interior o mar em cor AZUL com um surfista em uma prancha nas cores PRETO, BRANCO E VERMELHO, bem como a beira mar um banhista em um guarda sol nas cores PRETO, BRANCO E VERMELHO retratando o Turismo.
g) A parte central da estrela nas cores VERDE, BRANCO e VERMELHO, digo AMARELO retrata a sua esquerda uma lavoura de milho retratando a nossa agricultura.
h) Abaixo do escudo uma faixa com os dizeres 25/04/88 – ARROIO DO SAL – RGS. Significando a legenda a data de criação do Município.
II – BANDEIRA MUNICIPAL TERÁ AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:
a) O tamanho é de 16 módulos de largura correspondente a 112 cm por 22 módulos de comprimento correspondente a 154 cm.
b) A divisão para efeito de cálculo é em módulos quadrados.

Estado do Rio Grande do Sul – PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO SAL
c) As cores impressa na Bandeira, são as cores do Brasão do Município e as cores Oficiais do Município, a saber : AZUL, VERMELHO, VERDE, AMARELO, PRETO.
d) A Bandeira é composta pelo Brasão de Armas em fundo BRANCO, AZUL e VERDE.
e) A disposição das cores são as seguintes: uma faixa em sentido diagonal , partindo do canto inferior esquerdo e dirigindo-se até o canto superior direito da bandeira. A já citada faixa é de 35 cm de largura.
f) A parte superior esquerda, terá a cor AZUL.
g) A parte inferior direita , terá a cor VERDE.
h) A disposição do Brasão ocupa a área central da bandeira.

Art. 02 – A Bandeira do MUNICÍPIO será confeccionada em tecido de padrão igual ao da Bandeira Nacional.
Parágrafo Único – Poderão ser fabricadas outras bandeiras de dimensões maiores e menores, desde que sejam mantidas as devidas proporções do modelo oficial.

Art. 03 – è obrigatório o uso da Bandeira do MUNICÍPIO nas repartições públicas e escolas municipais e seu hasteamento será feito nas datas comemorativas de feriados Nacionais , Estaduais e Federais, juntamente com os Pavilhões da Pátria e do Estado do Rio Grande do Sul.

Art. 04 – A dotar-se –á para os efeitos desta Lei os mesmos critérios e ritos estabelecidos pela Legislação dos Símbolos Nacionais, no que couber.

Art. 05 – Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

PUBLIQUE-SE NO MURAL DA PREFEITURA E FAÇAM AS DEVIDAS COMUNICAÇÕES.
GABINETE DO PREFEITO, EM 10 DE ABRIL DE 1989.

JOSÉ CARDOSO DE VARGAS
Prefeito Municipal

MARIO G. LACOMBE KLINGELFUS
Séc Munic. Administração