Parque Tupancy

Parque Natural Tupancy foi criado em 1996

Paraíso ecológico em Arroio do Sal

O Parque Natural Tupancy possui 21 hectares e é uma Unidade de Conservação criada pelo município de Arroio do Sal em 1996. Ele está localizado no Balneário Tupancy, entre as praias de Rondinha Velha e Balneário Atlântico, distante 180 quilômetros de Porto Alegre. A Unidade de Conservação tem o objetivo de proteger os recursos naturais característicos da região costeira e da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, especialmente ecossistemas de dunas, lagoas interiores, banhados, mata de restinga, bem como flora e fauna associadas a esses ambientes.

Os visitantes podem realizar trilhas, as principais são a da Lagoa de Banho e da Coronilha, ambas com 30 minutos de duração, além de poder observar capivaras, ratão do banhado, tartarugas, marreca piadeira, galinhola, gambá, lebre, jaçanã, garça, biguá, socó e o cisne-do-pescoço-preto. Esses animais misturam-se a variadas espécies de pássaros como suiriri, corruíra, cambacica, cardeal do banhado, martim-pescador que juntos compõe um complexo e incomum cenário a beira mar.

Já no ambiente de dunas pode-se encontrar diferentes tipos de cactus, capororoca, caúnas e vassouras, além de vegetação como araçás, figueira-de-folha-miúda, chá-de-bugre, ambira, aroira-brava, chal-chal, que formam um conjunto característico da Mata Atlântida. Isso tudo somado as bromélias, orquídeas e cipós localizadas nos galhos de árvores de grande porte; a variedade de espécies aquáticas, como o junco, aguapé e o repolho d’água; e a mata de restinga sobre as dunas quase extinta no Litoral Norte, formam um cenário inesquecível.

Essa diversidade biológica é a característica marcante do Parque Natural Municipal Tupancy, que é visito por pessoas do mundo inteiro. Se você também quer desfrutar de um espaço consciente de preservação o Parque funciona de  segunda à sexta-feira, pela manhã, das 8h30min às 11h30min, e tarde, das 13h30min às 18h30min. O telefone para contato é (51) 3606.1391.

Mais imagens