Lagoa Itapeva

Lagoa Itapeva possui cerca de 35,5 Km
Lagoa Itapeva possui cerca de 35,5 Km

Brilho Cintilante

A Itapeva é uma lagoa litorânea, que possui aproximadamente 31,50 quilômetros, largura média de cinco quilômetros e está inserida na Bacia do Rio Tramandaí. Terra de Areia, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Torres e Arroio do Sal a margeiam, mas os dois últimos são abastecidos com água capitada dela e tratada pela Corsan para consumo.

As lagoas litorâneas são frágeis e tendem a secar com o passar do tempo geológico, pois recebem constantemente sedimentos provenientes da erosão das terras altas, causando assoreamento das mesmas.
No caso da lagoa Itapeva não é diferente; ela recebe uma quantidade enorme de sedimentos depositados pelos dois principais rios que desembocam em suas margens – o rio Três Forquilhas e o Rio Cardoso.

A fauna e a flora de seu entorno e no seu interior são características da Planície Costeira do RS. Quanto aos ecossistemas temos banhados, matas de restingas, mata paludosa, cordões de dunas e campos nativos. Nela ainda aparece em grande quantidade, maciços arbóreos e ninhais de aves aquáticas, além de ser encontrado ratões do banhado, lagartos e tatus.

A ocupação do entorno ocorre como, atividade agropastoris de subsistência, culturas de arroz, milho, feijão, mandioca, cana, psiculturas, pecuária de leite, gado de corte, etc.