Consulta Popular 2018

Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo com critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Para a Consulta Popular 2018/2019 o valor disponibilizado é de R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões de reais).

Na Consulta Popular deste ano, o município de Arroio do Sal, que faz parte do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) de Osório, se classificou para receber o recurso destinado ao Reaparelhamento dos Órgãos de Segurança, com 691 votos, o que foi muito positivo em comparação com a eleição passada (2016), onde foram computados apenas 122 votos. A Prefeitura e a população se mobilizaram em prol de melhorias para o município.