Secretaria de Assistência e Inclusão Social recebe verba para suplementação alimentar e produção agrícola

O Deputado Federal, Alceu Moreira, destinou uma verba para o município de Arroio do Sal e o incluiu no programa do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) de Compra Com Doação Simultânea, a fim de beneficiar a produção da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar. Tal programa já estava em tratativas desde 2017, pelo prefeito Affonso Flávio Angst, pela Secretária de Assistência e Inclusão Social, Ana Paula Strege e sua equipe, que lutaram muito pelo programa.

O programa consiste em produtos adquiridos dos agricultores familiares, pelo governo, serão doados às pessoas em necessidades. O pagamento será feito pelo Ministério, diretamente aos agricultores, através de cartão bancário para o recebimento dos recursos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

O PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Como instrumento de ampliação do público beneficiário, o programa estimula ainda o atendimento de famílias extremamente pobres por meio da Busca Ativa, incentivando, principalmente os municípios, a conhecer suas famílias em situação de maior pobreza, incentivando a sua inserção no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. Essa participação é impulsionada tanto pela inclusão de agricultores cadastrados quanto de consumidores dos alimentos.

A elaboração dos planos de Aquisição e Distribuição será toda articulada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o qual já está em fase de elaboração, com previsão de conclusão e execução até o final deste primeiro semestre.