Escolas têm informática remodelada

A Secretaria de Educação e Cultura em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) está realizando desde o dia seis de fevereiro, uma reforma completa na informática das escolas.

Inicialmente, nos dias seis e sete, foi feito um mapeamento completo nas Escolas Raimundo Fernandes de Oliveira e Governador Leonel Brizola, desde fios soltos até computadores com vírius e impressoras instaladas sem rede.

Após o levantamento concluído, dois profissionais do DTI foram executar os serviços, como a instalação do Modelo Educacional da DB Portal, que serve para gerenciar presenças, notas e as atividades cotidianas dos professores e alunos, que nos dias 15 e 16 desse mês haverá um treinamento para 15 profissionais da educação, para que posteriormente, esses possam treinar suas equipes escolares da rede Municipal de Ensino.

O treinamento acontecerá no Laboratório de Informática da Escola Raimundo que já foi todo remodelado. A partir de agora todos os equipamentos possuem um mínimo de oito giga de memória e 64 bits de sistema.

Outra novidade é que agora a educação aderiu a um software próprio para ambientes escolares e que já está disponível em todos os computadores dos laboratórios para os alunos. O Edubuntu foi desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo, facilitando a aprendizagem dos alunos e é indicado pela ONU.

Nesta semana encerram os trabalhos na Escola Raimundo, que duraram cinco dias e os técnicos seguem para a Governador Leonel Brizola. Todas as Escolas receberão essa reforma, de acordo com o Chefe do Departamento de Tecnologia, Jair da Silva Lima, a expectativa é que até o início do ano letivo todas as escolas já tenham recebido a visita dos técnicos.