Secretaria da Saúde

A Secretaria da Saúde conta em estrutura física, com o novo Posto 24 horas, onde funciona também o setor administrativo e a base do SAMU, com o ESF (Estratégia Saúde da Família) do Centro, com a Farmácia, a Fisioterapia, o ESF da Figueirinha, o Posto da Bom Jesus, o ESF da Rondinha e o Posto do Balneário Atlântico.

O novo 24 horas realiza atendimento de urgência e emergência, já os ESFs realizam atendimento não urgente, por exemplo: se você quebra uma perna, deverá se dirigir ao 24 horas, agora se está com dor abdominal há algum tempo e quer descobrir o que tem, então busque o ESF mais próximo de você, que lá um Clínico Geral vai lhe atender, estudar seu caso e, se necessário, encaminhar a um especialista.
De acordo com os dados populacionais, Arroio do Sal já possui a quantidade correta de ESFs para atender seus habitantes, vale ressaltar que esse serviço é disponível apenas para moradores.
Desde o início do ano, o 24 horas conta com os serviços de no mínimo dois médicos, uma enfermeira e quatro técnicos por turno, além de ter a recepção também funcionando em horário integral. Lá se atende cerca de 300 pessoas por dia, já nos ESFs foram 1.300 atendimentos no último mês.
A Frota da Secretaria é composta por duas ambulâncias, uma ambulância da SAMU, um micro-ônibus, uma van com 13 lugares, uma Spin, dois Corsas e um Palio, no entanto em primeiro de janeiro apenas os dois Corsas e uma ambulância funcionavam. A ambulância da SAMU estava com problemas no motor, a outra ambulância com problemas na suspensão, o micro-ônibus estava parado há três meses, a Van há seis, a Spin estava sem pneus e o Palio não tinha freio. Após 31 dias de administração todos os veículos foram concertados e estão à disposição da comunidade.
Com a mudança de endereço no Posto 24 horas, o antigo prédio está sendo remodelado e reformado para relocar o ESF e a Vigilância Sanitária e oferecer mais comodidade tanto a população como aos profissionais. O prédio ao lado do 24 horas, onde funcionava o setor administrativo da Secretaria, também passa por reformas e irá abrigar o Conselho Tutelar.